Vamos falar um pouco da soja, um alimento que muitos amam e outros nem tanto. Muito se fala a respeito dela: uns dizem que homens não devem consumir, pois pode reduzir o nível de testosterona, e outros dizem que não… Que a soja é um alimento muito saudável tanto para homens como para mulheres. A grande questão é a seguinte: a indústria tem interesses… Em uma época de grande colheita de soja muitos estudos foram “encomendados” para convencer a população de a soja era O alimento do momento, pois queriam que as pessoas aumentassem o consumo dela. Com isso, surgiram outros estudos rebatendo essa teoria, mostrando que na verdade a soja não fazia tão bem quanto imaginavam. Recentemente surgiram mais estudos sobre esse assunto e vou contar no post de hoje o que eles mostram.

Para começar, o único tipo de soja que faria mal a saúde seria a soja transgênica, aquela feita em laboratório. A soja comum é sim um alimento muito benéfico, inclusive no ganho de massa muscular, tanto é que recentemente surgiram diversos suplementos feitos  com proteína da soja. Isso porque a proteína de soja, particularmente a proteína isolada de soja, tem uma digestão rápida e é rica em arginina, aminoácido convertido em óxido nítrico, que por sua vez aumenta a perfusão de oxigênio de nutrientes no sangue. Resultado: aumenta o rendimento. Uma das estratégias para pré-treino em alguns casos é misturar o whey protein (proteína do soro do leite) com a proteína de soja e assim aumentar o desempenho durante a atividade.

Uma pesquisa recente realizada pelo Virginia Polytechinic Institute e pela State University confirmou que o consumo de soja antes do treino é uma boa estratégia, não só por seu alto teor de arginina, mas por estimular a produção de óxido nítrico. Os cientistas relataram na edição do Journal of Nutrition de 2009 que a genisteína, um dos principais fotoquímicos encontrados na soja aumentou a quantidade de óxido nítrico sintase, uma enzima que catalisa a conversão de arginina em óxido nítrico. Por ser rica em arginina e genisteína, ao consumir soja antes do treino você aumentará os níveis de óxido nítrico, que dilata as artérias fazendo com que o sangue e os nutrientes percorram o sangue com mais facilidade e assim, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos, consequentemente aumentando a massa muscular.

 

Confira os mitos e verdades envolvendo a soja!

A soja reduz os níveis de testosterona. MENTIRA!

A soja contém compostos chamados fitoestrogênios ou fitoestrógenos, que imitam o hormônio sexual feminino e por isso a soja é tão recomendada para mulheres principalmente na menopausa. Porém, esses fitoestrogênios não agem como estrogênio no  corpo masculino. Há ampla evidência de que a soja NÃO REDUZ OS NÍVEIS de testosterona em homens. Pelo menos é o que os estudos mais recentes na área mostram.

A soja é rica em macronutrientesVERDADE!

Uma xícara de edamame (a soja verde) contém 298 calorias, 29 gramas de proteína (UAU!), 17 gramas de carboidrato e 15 gramas de gordura. Uma colher de proteína de soja em pó contém em média 120 calorias, 25 gramas de proteína, 1 grama de caeboidrato e 1,5 gramas de gordura. Ou seja… A soja é riquíssima em macronutrientes, principalmente em proteína. Portanto se seu objetivo é ganhar massa muscular, aconselho adicionar o edamame em sua alimentação. Cozido e temperado fica um aperitivo delicioso.

O suplemento de proteína a base de soja não é indicado para praticantes de atividade física. MENTIRA!

Adicionar proteína de soja em seu pré e pós-treino é uma excelente maneira de adicionar uma grande quantidade de antioxidantes de soja para ajudar na recuperação do exercício. O ideal é misturar com a proteína do soro do leite, mas lembrem-se de que sempre é necessário procurar ajuda de um profissional antes de tomar QUALQUER SUPLEMENTO, ok?

Suplemento a base de soja aumenta o fluxo sanguíneo e estimula o hormônio do crescimento. VERDADE!

Os estudos mostram que suplementos de proteína a base de soja são bons pelos antioxidantes e por aumentarem os níveis de óxido nítrico, o que aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos, e com isso mais nutrientes, o que favorece o desenvolvimento da massa muscular. Parece que os compostos da soja também estimulam o hormônio do crescimento, mais conhecido como GH, responsável pela queima de gordura e pelo crescimento muscular.

  • Date: June 30, 2013
  • gingerbread: applicake
  • brownie: caramels